Cirurgia Plástica

Blefaroplastia – Plástica de Pálpebras

A cirurgia para blefaroplastia consiste na retirada do excesso de pele e de bolsas de gordura das pálpebras, visando alcançar um resultado harmônico e tirar a aparência de “cansado”.

Informações editadas por Dr. Murilo Vasconcellos. Clínica de Blefaroplastia (plástica das pálpebras) em Recife, PE e Caruaru.

Durante a blefaroplastia, trabalhamos as configurações da musculatura e das peles palpebrais, ressecamos ou mobilizamos as bolsas gordurosas, buscando configurá-las dentro de um determinado limite, imposto pela anatomia de cada paciente, e ajustamos as estruturas de sustentação (tarso) das pálpebras inferiores e os supercílios.

As cicatrizes são posicionadas em áreas encobertas pelo cabelo ou por dobras naturais da pele, ficando, normalmente, pouco perceptíveis, buscando-se com isso uma harmonia estética.

O planejamento cirúrgico envolve o uso de fotografias que são estudadas com ênfase nas queixas individuais e nas características pessoais.

De acordo com cada caso poderá ser necessário realizar procedimentos complementares na busca por um melhor resultado.

Poderão ocorrer manchas roxas (equimoses) e edema na área operada, sendo necessário o uso de compressas geladas nos primeiros três dias de pós-operatório. 

  • ANESTESIA:

Local com ou sem sedação ou anestesia geral.

  • PERÍODO DE INTERNAMENTO:

Entre 6 e 24 horas.

  • TEMPO DE CIRURGIA:

Entre 1 e 2 horas, dependendo da extensão da cirurgia.

  • RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA:

A  paciente poderá retornar às suas atividades habituais entre 3 e 7 dias, desde que sejam seguidas as recomendações de seu médico.

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE BLEFAROPLASTIA

blefaroplastia recife caruaru01) EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do excesso de pele e/ou gordura no local.

02) AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas nos sulcos da pele e, em alguns casos, quase imperceptíveis. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (além de seis meses). Pela sua localização, são possíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve desde os primeiros dias.

03) QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (com ou sem sedação). Em casos especiais, pode ser utilizada anestesia geral.

04) HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.

05) HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?

Toda cirurgia apresenta um risco variável e a cirurgia plástica não é exceção. Com os cuidados adequados, pode-se minimizar o risco, mas não eliminá-lo completamente.

06) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

Entre o 5º e 8º dia. Em casos de fumantes, diabéticos e de outras deficiências de cicatrização esse período pode ser um pouco mais longo.

07) OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?

Sim, e geralmente nos 3 primeiros dias quando começa a regressão. O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles(as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Existem outros que irão atingir este resultado após o 8º dia ou mesmo após 2 semanas. Mesmo assim, os três primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como, a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

08) O QUE SÃO AS “MANCHAS ROXAS” OBSERVADAS EM CERTOS CASOS?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente (equimoses), e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Tais fatos não devem ser considerados como complicações, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível.

09) QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

Após o 3º mês. Entretanto, logo após 3 semanas já teremos boa parte do resultado almejado e, nas semanas subsequentes, a tendência de melhoria é acentuada.

10) OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?

Não obrigatoriamente. Porém é recomendado a colocação de compressas com solução fisiológica fria por alguns minutos, várias vezes ao dia.

11) COMO SÃO REALIZADOS OS CURATIVOS?

Duas vezes por dia a paciente deverá aplicar uma fina camada da pomada prescrita sobre as cicatrizes. Além disso, deverá realizar compressas geladas nos primeiros três dias.

12) QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

Após 24h.

13) QUAIS AS RESTRIÇÕES PÓS-OPERATÓRlAS?

Nos primeiros 15 dias, a paciente deverá dormir sempre de barriga para cima, evitando ficar de lado ou de bruços. É necessário evitar expor-se ao sol enquanto estiver com áreas arroxeadas e abster-se de exercícios físicos intensos por 15 dias. Seguindo essas recomendações, a paciente consegue retornar às suas atividades habituais sem problemas.