Cirurgia Plástica

Ginecomastia – Mamas Masculinas

Alguns homens apresentam um aumento do volume mamário além do fisiológico (na puberdade) que pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder suas mamas.

Informações editadas por Dr. Murilo Vasconcellos. Clínica de Ginecomastia (correção das mamas masculinas) – Recife e Caruaru, PE.

A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado da hereditariedade, gordura localizada, alterações hormonais, doenças ou utilização de certas medicações como os anabolizantes.

A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente e é caracterizada por:

• Excesso de gordura localizada nas mamas;

• Excesso de desenvolvimento do tecido glandular mamário;

• Uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular.


Nos casos onde há um componente glandular importante, a cirurgia consiste na retirada de tecido glandular através de uma incisão periareolar. Nos casos onde o componente principal é gorduroso, poderá ser realizada apenas uma lipoaspiração do local. Há também os casos onde as duas técnicas são realizadas.

A sensibilidade das aréolas pode ser alterada, mas normalmente é uma alteração passageira. É possível que ocorram manchas roxas (equimoses) que são resolvidas espontaneamente.

As cicatrizes evoluem de acordo com a fisiologia individual, geralmente ficando pouco perceptíveis.

  • ANESTESIA:

Local, peridural ou geral.

  • PERÍODO DE INTERNAMENTO:

Entre 8 e 24 horas.

  • TEMPO DE CIRURGIA:

Entre 1 e 1,5 horas, dependendo da extensão da cirurgia.

  • RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA:

O  paciente poderá retornar às suas atividades habituais em 2 dias, desde que sejam seguidas as recomendações de seu médico.

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE GINECOMASTIA

01) A CIRURGIA DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?

As cicatrizes resultantes são pequenas, localizadas estrategicamente para serem menos perceptíveis e normalmente têm um excelente aspecto. As cicatrizes serão permanentes e vão se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro em relação à evolução das cicatrizes, podendo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.

Certos pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato será discutido durante a consulta inicial. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

02) EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial.

03) O PÓS-OPERATÓRIO É MUITO DOLOROSO?

Na maioria dos casos há pouca ou nenhuma dor, que cedem com analgésicos comuns.

04) HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Toda cirurgia apresenta um risco variável e a cirurgia plástica não é exceção. Com os cuidados adequados, pode-se minimizar o risco, mas não eliminá-lo completamente.

05) SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Sim. As cicatrizes ficarão cobertas por fitas microporosas que só devem ser trocadas nos retornos ao consultório. Durante o banho, o curativo pode ser molhado normalmente e depois deve ser aplicado álcool a 70% sobre as fitas. Deverá ser utilizada faixa compressiva por um período de 30 dias.

06) QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

Após 24h.

07) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

Do 7º ao 14º dia.

08) QUAIS AS RESTRIÇÕES PÓS-OPERATÓRlAS?

No primeiro mês, é necessário evitar esforços físicos nos braços e não se expor ao sol enquanto estiver com alguma área arroxeada. Seguindo essas recomendações, a paciente consegue retornar às suas atividades habituais sem problemas.