Cirurgia Plástica

Prótese de Panturrilha

A cirurgia para aumento de panturrilha consiste na inclusão de uma prótese de silicone entre a fáscia (membrana que recobre a musculatura) e os músculos da parte posterior da panturrilha, de forma a conseguir um aumento de volume e de definição do contorno da perna.

Pode ser uma circurgia estética para aumento simples ou reconstrutora, quando usada em doenças neuromusculares que cursam com atrofia ou alteração do contorno e volume locais.

Antes da cirurgia, médico e paciente discutem amplamente o que pode ser esperado realisticamente, riscos e complicações possíveis e detalhes específicos sobre próteses de silicone. Uma história médica completa é tirada e são dadas instruções pré-operatórias, como suspensão do tabagismo e uso de certos medicamentos contendo aspirina/AAS.

Na cirurgia, a prótese é geralmente colocada abaixo da fáscia profunda da perna, na frente do músculo gascrocnêmio, através de uma incisão horizontal, no sulco atrás dos joelhos, de cerca de 3 a 4 cm.

Complicações como contratura capsular (contração da cápsula cicatricial ao redor da prótese), depósito de cálcio ao redor da prótese, alterações de sensibilidade local, deslocamento da prótese, embora incomuns, devem ser discutidos com o médico.

Dor pós-operatória é mínima e controlada com medicamentos orais.  Curativos oclusivos são aplicados no final da cirurgia. Durante as primeiras duas a quatro semanas, a paciente não deve fazer esforços físicos. A alta é dada geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte e o médico decide quando a paciente irá voltar às atividades normais. Esta decisão é feita baseada na extensão da cirurgia e no progresso do paciente.

  • ANESTESIA:

 Peridural ou raqui com sedação, podendo ser ainda anestesia geral.

  • PERÍODO DE INTERNAMENTO:

Entre 8 e 24 horas.

  • TEMPO DE CIRURGIA:

Entre 1 e 2 horas, dependendo da extensão da cirurgia.

  • RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA:

A  paciente poderá retornar às suas atividades habituais entre 7 e 15 dias, desde que sejam seguidas as recomendações de seu médico.

 

 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A PRÓTESE DE PANTURRILHA

01)  A CIRURGIA ESTÉTICA DE AUMENTO DAS PANTURRILHAS DEIXA CICATRIZES?


Felizmente, esta cirurgia permite-nos colocar a cicatriz em local bastante favorável à cicatrização, que é na região do sulco poplíteo, ou seja, na prega atrás do joelho. A cicatriz citada é o local de acesso para a inclusão de próteses de silicone nas pernas, podendo localizar-se mais para a direita ou para esquerda, embora geralmente é central e mede cerca de 3 a 4 cm.

02) COMO FICARÃO MINHAS PERNAS EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?

As pernas terão seu volume aumentado através da cirurgia no local que costumamos chamar de “batata da perna”, ou seja, na panturrilha. Irá aumentar seu volume posterior e principalmente medial (a parte de trás e interna da perna) , pois são os locais que geralmente incomodam mais. Grandes aumentos necessitarão de próteses maiores e, eventualmente, de mais de uma prótese na mesma perna. No entanto, geralmente é colocada uma única prótese, tendo em vista que grandes mudanças de volume não são aconselháveis. A consistência não deve alterar, embora possa haver algum grau de enrijecimento no pós-operatório. A contratura capsular, complicação que, embora rara, pode estar presente após toda inclusão de próteses de silicone, é muito mais rara ainda nas panturilhas, devido às massagens diárias que naturalmente são realizadas durante a deambulação.

03) EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

Apesar do resultado imediato ser muito bom, geralmente o resultado final acontece após 6 meses. Lembrar que, nesta época, a cicatriz ainda não maturou completamente.

04) O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRÚRGICA É DOLOROSO?

Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação das pernas nos primeiros dias. Eventualmente, poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados.

05) HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Toda cirurgia apresenta um risco variável e a cirurgia plástica não é exceção. Com os cuidados adequados, pode-se minimizar o risco mas, não eliminá-lo completamente

06) SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Sim. Curativos sobre a cicatriz com gaze e micropore no primeiro dia e somente com micropore depois. O uso do micropore na incisão deve ser mantido por cerca de 1 mês para obtermos melhores resultados estéticos da cicatriz.

07) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

Entre 7 e 14 dias.

08) QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

Após 24 horas.

09) QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRlAS?

É interessante você deitar com as pernas um pouco elevadas e, quando sentada, apoiá-la evitando que fique para baixo. Com isso, o edema (inchaço) será menor e menor também o desconforto local. Tentar mantê-las discretamente fletidas (muito fletida atrapalha a circulação e muito estendida é desconfortável).

Provavelmente, você estará sentindo-se tão bem, a ponto de se esquecer que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.

Evitar qualquer esporte físico por um mês, atividade física rigorosa, exercícios físicos intensos, ou os que envolvem contato físico, ou risco de contato físico, devem ser evitados por três meses.