Estética

Bioplastia – Preenchimento Facial

Preenchimentos dérmicos injetáveis são usados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.

Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos dérmicos podem ser a resposta. Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico, sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos, a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto, podem ser repetidos.

Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento tal como injeção de toxina botulínica.


OPÇÕES DE PREENCHEDORES:

Gordura humana: Também conhecida como gordura autóloga, é colhida a partir de seu próprio corpo. Usar sua própria gordura requer um procedimento mais extenso que os demais procedimentos de preenchimento injetável, pois, primeiramente, você deve se submeter à lipoaspiração, para extrair gordura antes da injeção. Elimina-se o risco de reação alérgica ou rejeição pelo corpo, quando se utiliza a própria gordura. É um preenchimento permanente porém seu volume se altera com o ganho ou perda de peso. Tem como principal intuito o aumento de volume, não sendo o ideal para tratamento de rugas superficiais.

Ácido hialurônico: Também é uma substância natural encontrada em seu corpo. Se o nome soa familiar, é porque a mesma substância é freqüentemente injetada nas articulações de pessoas com artrite para aliviar a dor. O ácido hialurônico não é derivado de origem animal, é temporário, sendo reabsorvido entre 9 e 18 meses, dependendo do tipo utilizado e do prórpio organismo. É o preenchedor ideal para as rugas superficiais e delineamento labial. As marcas incluem: Captique, Esthélis, Elevess, Hylaform, Juvederm, Perlane, Prevelle, Puragen e Restylane.

Hidroxiapatita de calico: O mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos, como o sulco nasogeniano, as linhas de marionete e as linhas de expressão. Também é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água. As marcas incluem: Radiesse, Radiance.

Ácido poliláctico: É um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, aumentar os lábios e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim, os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses. As marcas incluem: Sculptra, New-Fill.

PMMA (polimetilmetacrilato): contêm cerca de 20% de minúsculas microesferas de PMMA suspensas em 80% de gel de colágeno purificado. Esta substância, considerada permanente, pode ser removida. O PMMA é mais frequentemente usado para aumento de volume, devendo ser usado sempre nos tecidos profundos pois têm potencial de rejeição. Ele também pode ser usado para preencher irregularidades ósseas, como na mandibula por exemplo. As marcas incluem: Articol, Artefill, Metacrill.

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS, ANESTESIA, RISCOS E RECUPERAÇÃO

Não há necessidade de repouso quando se realizam procedimentos com preenchimento dérmico. Você pode retomar a maioria das atividades imediatamente. Lembre-se de não esfregar a área tratada de modo que o material de preenchimento permaneça intacto.

Normalmente é realizada uma anestesia local na area a ser tratada para dar mais conforto ao paciente. É provável que haja um pouco de inchaço ou hematomas, no entanto, desaparecem em poucos dias. Se você optar por gordura humana como preenchimento, a princípio, você vai notar uma aparência “mais cheia”. No entanto, dentro de algumas horas ou, em alguns casos, alguns dias, esta aparência desaparece. Para algumas pessoas, esta aparência “mais cheia” pode perdurar durante algumas semanas. Preenchimentos que são derivados de origem que não seja humana requerem teste de alergia de pré-tratamento.