Cirurgia Plástica

Ninfoplastia – Plástica da Intimidade

As alterações estéticas da região vulvar incomodam grande parte das mulheres, muitas vezes causando constrangimento e vergonha, além de interferir nas relações sexuais. São três as principais alterações que incomodam as mulheres:

  • Hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios;
  • Hipertrofia ou atrofia de grandes lábios;
  • Púbis (monte de vênus) volumoso.

Informações editadas por Dr. Murilo Vasconcellos. Clínica de Ninfoplastia (cirurgia plástica da intimidade) ou “cirurgia íntima” em Recife e Caruaru, PE.

Comumente é encontrada apenas uma alteração, mas elas podem estar em conjunto. O tratamento varia de acordo com a desordem anatômica encontrada.

A hipertrofia de pequenos lábios ocorre quando há um crescimento exagerado, ultrapassando os grandes lábios. Normalmente é de caráter genético, mas pode ser induzido pelo uso de esteróides anabolizantes. Essa alteração gera incômodo quando se usa roupas mais apertadas, grudando nas calcinhas e podendo cursar com dor e incômodo nas relações sexuais, devido ao excesso da mucosa.

A cirurgia proposta nesse caso é a ressecção da mucosa excedente, realizada sob anestesia local, com ou sem sedação. A cicatriz resultante é imperceptível, os pontos são absorvíveis e o período de abstinência sexual é de 30 dias.

A cirurgia pode ser realizada a partir dos dezesseis anos de idade, quando é atingida a maturidade de desenvolvimento da região genital.

Nas pacientes que apresentam os grandes lábios “gordinhos,” a cirurgia proposta é uma pequena lipoaspiração do local, sendo realizada sob anestesia local, com ou sem sedação. No pós-operatório, é comum o inchaço e as equimoses (áreas arroxeadas), que cedem em torno de 30 dias, porém o resultado final só será visto em torno de 120 dias.

Com o passar da idade, os grandes lábios tendem a perder volume, ficando mais murchos e flácidos. Para tratar essas alterações, nós realizamos uma lipoenxertia no local (retiramos gordura de outro local através de lipoaspiração e injetamos nos grandes lábios), deixando os grandes lábios rejuvenescidos.

O Monte de Vênus pode apresentar um aumento de volume e /ou uma queda por flacidez da pele. Nas pacientes que apresentam o monte de Vênus volumoso, é realizada uma lipoaspiração do local sob anestesia local, com ou sem sedação, e nas que apresentam a flacidez de pele na região, nós realizamos uma ressecção do excesso cutâneo, deixando o púbis com aparência mais jovem e com cicatrizes pouco aparentes.

A cirurgia normalmente cursa com pouca ou nenhuma dor, possibilitando o retorno às atividades precocemente.

  • ANESTESIA:

Local, com ou sem sedação, podendo ainda ser peridural ou raqui.

  • PERÍODO DE INTERNAMENTO:

Entre 4 e 24 horas.

  • TEMPO DE CIRURGIA:

Em torno de uma hora.

  • RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA:

A  paciente poderá retornar às suas atividades habituais entre 3 e 7 dias, desde que sejam seguidas as recomendações de seu médico.

PRINCIPAIS DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A NINFOPLASTIA

01) A CIRURGIA DOS PEQUENOS LÁBIOS DEIXA CICATRIZES?

A cicatriz desta cirurgia situa-se na área da mucosa e é praticamente imperceptível.

02) QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

Geralmente em torno de 60 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

03) HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Toda cirurgia apresenta um risco variável e a cirurgia plástica não é exceção. Com os cuidados adequados, pode-se minimizar o risco, mas não eliminá-lo completamente.

04) HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrência, ela é combatida com analgésicos comuns.

05) COMO É O CURATIVO?

No caso da redução de pequenos lábios, durante 7 dias, você deverá fazer a higiene da região vaginal cada vez que for ao banheiro e aplicar a pomada prescrita em seguida. No caso das lipoaspirações de grandes lábios e púbis, haverá uma ou duas pequenas cicatrizes (de aproximadamente 0,5cm) que estarão cobertas por fitas microporosas e só serão removidas nas consultas.

06) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

Na cirurgia dos pequenos lábios, os pontos são absorvíveis. Já nos casos de lipoaspiração, eles são retirados em torno do 7o dia.